O dia do trabalho no Brasil e no mundo

Greve geral de 1917, São Paulo
    
Você sabe por que o Dia do Trabalho é comemorado? Qual a origem desta data? Quando a maioria das pessoas pensa sobre isso, logo vem em mente a ideia das greves realizadas por trabalhadores ao longo da história. É isso mesmo, a origem desta data está nos movimentos trabalhistas. A data é celebrada em dias diferentes ao redor do mundo e também significa outras coisas como o fim do verão nos Estados Unidos ou Festival da Floraria na Inglaterra.

Para compreendermos os motivos que levaram os trabalhadores às greves e o porquê da escolha de um dia como marco de memória, é necessário conhecer um pouco do contexto do período.

Sabemos que, durante o século XVIII, ocorreu, em solo inglês, um dos acontecimentos mais importantes da história da humanidade: a Revolução Industrial.

Da Inglaterra, o processo de industrialização alastrou-se, inicialmente, pela Europa e, depois, para outros continentes, como o americano. Uma das consequências mais patentes da Revolução Industrial foi a formação de grandes centros urbanos, fato que gerou, consequentemente, uma grande concentração de pessoas em seu entorno, sobretudo de operários, cujo trabalho nutria as indústrias.

A formação da classe operária demandou uma série de necessidades que nem sempre era efetivamente cumprida pela burguesia industrial. As horas trabalhadas eram, muitas vezes, excessivas e a relação entre empregado e empregador nem sempre era amistosa. Nesse contexto, surgiram os sindicatos e os movimentos de trabalhadores.

A principal forma de ação das organizações de trabalhadores com vistas à exigência de direitos era a greve. A greve geral tornou-se um instrumento de pressão frequentemente utilizado em várias partes do mundo, o que deu origem a diferentes tipos de celebrações relacionadas à causa.

Inglaterra

Na Inglaterra o Dia do trabalho é comemorado na primeira segunda-feira de maio, para sempre proporcionar um final de semana prolongado, mas além das causas trabalhistas, o May Day como é chamado na Inglaterra, teve origem no festival da Floraria, uma herança da invasão romana, celebrado em homenagem à deusa das flores, já que o hemisfério norte está em plena primavera durante esse período.

Na Inglaterra de hoje, as celebrações incluem a Morris Dancing, uma dança folclórica que envolve lenços, espadas e lanças, com origem no século XV.

Brasil

Em 1917, a cidade de São Paulo protagonizou uma das maiores greves gerais já registradas. A força que o movimento dos trabalhadores adquiriu tamanha força que, em 1925, o então presidente Arthur Bernardes acatou a sugestão que já ventilava em várias partes do mundo de reservar o dia 1º de maio como Dia do Trabalho no Brasil. Dessa forma, desde esse ano o 1º de maio passou a ser feriado nacional.
Estados Unidos
Um dos principais feriados dos Estados Unidos é o Dia do Trabalho, conhecido no país como Labor Day. A data é comemorada na primeira segunda-feira de setembro com bastante intensidade por vários motivos, como o fim do verão no país, um motivo a mais para as pessoas celebrarem. Também marca o fim das férias escolares, e os estudantes gostam de organizar a última festa antes da volta às aulas. No final de semana prolongado do Labor Day, também ocorre  o início do campeonato de futebol americano, esporte bastante popular no país.

França

Tal como no Brasil, em 1o de maio comemora-se o “Fête du travail” Dia do Trabalho, data oficialmente instituída a partir de 1947.
É tradição no país distribuir aos passantes um ramo da flor muguet (normalmente cultivada nos arredores de Paris) como uma espécie de amuleto da sorte.
Outros países
Austrália na data  varia de acordo com a região.
Canadá  assim como os Estados Unidos celebra o Dia do Trabalho na primeira segunda-feira de setembro.
China de maneira diferente da grande parte dos feriados chineses, o Dia do Trabalho segue o calendário solar, e, portanto, é celebrado no mesmo dia em que é comemorado no Brasil e na França em 1 de maio.
Nova Zelândia celebra o Dia do Trabalho na quarta segunda-feira de outubro.
Portugal só a partir de maio de 1974 (o ano da revolução do 25 de Abril) é que se voltou a comemorar livremente o Primeiro de Maio no país,  e este passou a ser feriado. Durante a ditadura do Estado Novo, a comemoração deste dia era reprimida pela polícia.

Texto:
Jakelyne Araújo Monteiro 
Fontes de pesquisa:

Comments

Popular posts from this blog

O presente do indicativo em inglês (Simple Present)

O presente do indicativo em francês (L'indicatif présent)

Inglês - aula 4: O verbo to go (ir) e algumas preposições