Inglês - aula 5: As preposições in, on e at. Where are you from?


As preposições in, on e at não possuem uma regra fixa em termos de emprego na frase, para identificarmos qual preposição devemos usar, basta analisarmos o contexto geral da frase, veja a ilustração abaixo para compreender melhor:


Examples (Exemplos):

 

In: 

Brian is in the car. (Brian está dentro (no) do carro) / The dog is in the house. (O cachorro está dentro (na) da casa.). Nesses dois exemplos podemos ver que a preposição mostra que o sujeito está dentro de algum lugar. 
I live in London / in Brazil / in Paris / in Germany. (Eu moro em Londres / no Brasil/ em Paris / na Alemanha.). Foi feito referência à cidade / ao país de maneira ampla, não é possível identificar um ponto exato do contexto amplo mencionado.
I was born in 1970. (Eu nasci em 1970.) / My birthday is in May. (Meu aniversário é em maio.). Note que nos dois exemplos foram mencionadas noções de tempo em um contexto amplo, por exemplo, em 1970 há meses, semanas, dias e horas. Mesma coisa para o mês de maio.

On: 

I live in New York on the 5th street. (Eu moro em Nova York na 5a avenida.) / The book is on the table. (O livro está sobre a mesa.) / My birthday is on May 15th. (Meu aniversário é dia 15 de maio). Repare que nos dois exemplos há a indicação de algo menos amplo, porém ainda não está totalmente preciso, na 5a avenida há vários números e no dia 15 do mês de maio há várias horas. Todos os dias da semana são precedidos pela preposição on.

At:

I'm at home. (Eu estou em casa.) / I study at Harvard (Eu estudo em Harvard) / The class starts at 7 p.m. (A aula começa às 7 da noite.). Em todos os exemplos são apontados pontos específicos.

Let’s learn some more verbs (Vamos aprender mais alguns verbos):



To come (Vir)
To live (viver, morar)
I
come
live
You
come
live
He
comes
lives
She
comes
lives
It
comes
lives
We
come
live
You
come
live
They
come
live



To turn (Virar)
I
turn
You
turn
He
turns
She
turns
It
turns
We
turn
You
turn
They
turn

Vocabulary (Vocabulário):   


Dicrections (Direções): right (direita), left (esquerda); straight (direto); straight ahead (sempre em frente); before (antes); after (depois); across the street (do outro lado da rua); in front of (em frente); beside (ao lado); near (perto, próximo); far (longe, distante).

Country names (Nome de países): Brazil (Brasil); The United States of America (Estados Unidos da América); Australia (Austrália); The United Kingdom (Reino Unido); England (Inglaterra); Canada (Canadá); France (França); Germany (Alemanha); Spain (Espanha); Portugal (Portugal): Mexico (México); China (China); Japan (Japan).

Nationality adjectives (Adjetivos pátrios): Brazilian (brasileiro/a); american (estadunidense); Australian (Australiano/a): English (inglês, inglesa); Canadian (canadense); French (francês, francesa); German (alemão, alemã); Spanish (espanhol, espanhola); Portuguese (português, portuguesa); Mexican (mexicano, mexicana); Chinese (chinês, chinesa); Japanese (japonês, japonesa).

Important elements of grammar (Elementos importantes da gramática): where (onde); how (como); from (de); to (para/a); then (em seguida).

What to say (O que dizer): how can I get to ... (Como posso chegar à/ao na/no ...); Where are you from? (De onde você é?); address (endereço).


Read the text below (Leia o texto abaixo):



Gabriel: Excuse-me. (Com licença.)
Gabriel: I’m not from here, I’m lost.  (Eu não sou daqui, eu estou perdido.)
Gabriel: How can I get to 34, Wellington street? (Como posso chegar ao número 34 da rua Wellington?)   
Mohamed: Where are you from? (De onde você é?)
Gabriel: I’m from Brazil, but I don’t live there. (Eu sou do Brazil, mas não moro lá.) 
Gabriel: I live in Australia. (Eu moro na Austrália.)
Gabriel: Are you from here? (Você é daqui?)
Mohamed: Well, I live here, but I’m from Morocco. (Bem, eu moro aqui, mas sou do Marrocos.)
Gabriel: That’s nice. (Legal.)
Mohamed: Do you have family here in England? (Você tem família aqui na Inglaterra?)
Gabriel: No, I'm here on vacation.
Gabriel: So, the address. Is it far from here? (Então, o endereço. Está/fica longe daqui?)
Mohamed: No, it’s not. It’s three blocks from here. (Não. Fica/está a 3 quarteirões daqui.)
Mohamed: What’s your name, by the way? (Qual o seu nome, a propósito?)
Gabriel: Gabriel, and you. What’s your name? (Gabriel e você. Qual o seu nome?)
Mohamed: My name is Mohamed, nice to meet you. (Meu nome é Mohamed, prazer em conhecê-lo.)
Mohamed: Gabriel: Nice to meet you, too! (É um prazer para mim também!)
Mohamed: So, to get to Wellington street, you go straight ahead for two blocks, then you turn left on Burns street, after, you walk for one block and turn right on Wellington street. (Então, para chegar a rua Wellington, você segue sempre em frente por 2 quarteirões, em seguida você vira à esquerda na rua Burns, depois, você anda 1 quarteirão e vira à direita na rua Wellington.)
Mohamed: Number 34 for is on your right. (O número 34 fica/está a sua direita.)
Gabriel: Thanks a lot, Mohamed! (Muito obrigado, Mohamed.)
Gabriel: Have a good day! (Tenha um bom dia!)
Mohamed: You’re welcome, enjoy your stay! (De nada, aproveite sua estada!)


Parabéns, aula terminada. Clique no link abaixo para praticar o conteúdo aprendido:

Referências:

SWAN, M. Practial English Usage. 3 ed. China: Oxford, 2005


Comments

Popular posts from this blog

O presente do indicativo em inglês (Simple Present)

O presente do indicativo em francês (L'indicatif présent)

Inglês - aula 4: O verbo to go (ir) e algumas preposições